Sponsor

agosto 25, 2010

O Menino do Pijama Listrado por John Boyne


O Menino do Pijama Listrado por John Boyne

Ficha Técnica:

• Editora: Companhia das Letras
• Autor: JOHN BOYNE
• Origem: Nacional
• Ano: 2007
• Edição: 1
• Número de páginas: 200
• Acabamento: Brochura
• Formato: Médio


Bruno tem nove anos e não sabe nada sobre o Holocausto e a Solução Final contra os Judeus. Também não faz idéia de que seu país está em guerra com boa parte da Europa, e muito menos de que sua família está envolvida no conflito. Na verdade, Bruno sabe apenas que foi obrigado a abandonar a espaçosa casa em que vivia em Berlim e mudar-se para uma região desolada, onde ele não tem ninguém para brincar nem nada para fazer. Da janela do quarto, Bruno pode ver uma cerca, e, para além dela, centenas de pessoas de pijama, que sempre o deixam com um frio na barriga. Em uma de suas andanças Bruno conhece Shmuel, um garoto do outro lado da cerca que curiosamente nasceu no mesmo dia que ele. Conforme a amizade dos dois se intensifica, Bruno vai aos poucos tentando elucidar o mistério que ronda as atividades de seu pai. "O Menino do Pijama Listrado" é uma fábula sobre amizade em tempos de guerra, e sobre o que acontece quando a inocência é colocada diante de um monstro terrível e inimaginável.




O que mais me chamou a atenção nesse livro, não foi o fato de eu ter lido ele inteiro em uma tarde de domingo. Ou da história ser pesada e com um final dramático, emocionante como a maioria dos livros de ficção que falam da 2° Guerra Mundial.
E sim a simplicidade com, que ele foi escrito. A história de uma amizade verdadeira, que somente duas crianças podem ter uma pela outra.
Crianças que viviam em muitos diferentes, em realidades contrastantes sem entender o porquê daquela cerca que os separava e mesmo assim foram amigos.
A narrativa do livro é bastante infantil, mas pelo fato de que o autor relata a guerra pelos olhos inocentes de uma criança. Isso não seria possível se o personagem central fosse um adulto.
Justamente por esse motivo, que o “O Menino do Pijama Listrado”, se torna uma história bonita e comovente – apesar da tristeza que a cerca.
Fiquei surpresa e muito triste com o final do livro. Eu jamais imaginaria o final que ele teve, e confesso que chorei muito. Doeu em mim.
Pela lição de vida que ele passa isso com muita delicadeza e suavidade, eu recomendo esse livro que entro para minha lista de favoritos.

Comentários via Facebook

1 comentários:

  1. Esse é um livro para refletir, para comover e chorar... amei e amo. E também é um dos meus preferidos ;)

    E você anjo, para variar, detonou na resenha, adorei!!! ^_~

    ResponderExcluir

© 2010 - 2021 Blog My Dear Library | Ariane Gisele Reis • Livros, Música, Arte, Poesias e Sonhos. Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in